quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Overloque na minha máquina doméstica ?

Olááá pessoas criativas !
Como vocês estão ? 
Vamos falar de praticidade na vida criativa ? 

Um dos primeiros vídeos que soltei no canal esse ano, foi de uma ECOBAG COM ACABAMENTO DE OVERLOQUE, feita com uma máquina doméstica! 

Como isso é possível?

A máquina de overloque semi industrial/industrial dá um acabamento na peça, fazendo que o tecido não desfie. Facilitando a nossa vida, né? rs

Mas você sabia que você não precisa necessariamente ter um a máquina dessa para fazer um acabamento desse jeito?

Eu tenho uma SINGER 3232, e nela tem um ponto decorativo que é semelhante ao ponto da overloque. E quando preciso desse acabamento divino, utilizo esse pontinho.




Essa é a minha SINGER 3232.




O ponto decorativo que mais se assemelha ao ponto da overloque, é o ponto azul que está embaixo da "bolinha" que marca o ponto decorativo que será usado. Eu "seleciono" essa carreira de três pontos 




E na engrenagem de cima, seleciono o "S1" que é referente aos pontos decorativos em azul. Dessa forma, já selecionei o ponto que eu quero usar.



Agora, eu escolho o tamanho que desejo nessa outra engrenagem. Para demonstrar o ponto, escolhi o tamanho "4".


O tecido que sempre utilizo nas minhas peças, é o tecido 100% algodão. Ele desfia, então é necessário que haja um acabamento para evitar esse desgaste no tecido. 


Esse ponto semelhante ao da overloque, me permite esse tipo de ação na peça.
Veja bem como o ponto é feito. 
Um zig zag no meio com ponto reto em cima e embaixo desse zig zag.

Se você não tiver uma máquina com esse ponto decorativo, você pode usar o ponto zig zag sem problema algum, vai dar no mesmo. E se preferir, ainda pode passar uma costura reta em cima e embaixo do zig zag.

O ponto zig zag com a costura em cima
Ponto zig zag com ponto reto em cima e embaixo dele.

Dá pra trabalhar com esses pontos fazendo acabamento na sua peça, tranquilamente!

Para ver o vídeo da ecobag, é só correr lá pro canal. Na parte interna dela eu só utilizei esse pontinho semelhante da overloque e deu super certo. 
E você, já utilizou esse ponto? Deu certo? O que achou?

Me contaaa !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário